sábado, 9 de maio de 2009

Maria, o dogma da Imaculada Conceição e cada um de nós!

Maria é ser humano, criatura criada e pensada por Deus. Nós também somos!

A ela foi conferido o dogma de Imaculada. A nós não!

O que isso significa? Pode significar muitas coisas, depende do ponto de vista de cada um e da experiência que fazemos conosco mesmo e a partir dessa com o transcendente.Dos evangelhos, o que mais nos faz conhecer a figura de Maria é o evangelho de Lucas. Nele aprendemos que mais do que mãe, Maria foi discípula perfeita e obediente, foi serva fiel e em tudo se preocupava para que o plano de Deus e Sua vontade estivessem em primeiro lugar. Podemos dizer que ela “recebeu do Senhor um dom Especial”.

Mas isso não fez com que ela nascesse prontinha e soubesse de tudo o que iria acontecer. Ela precisou percorrer o caminho, fazer experiências que talvez tenham lhe custado caro. Mas mesmo assim, ela as fez e as encarou com coragem e qualidade. Se nós precisamos dar saltos do pecado e das maleficências das quais somos acometidos por conseqüências da nossa própria condição, em Maria vemos que ela saltava de coisas boas para coisas melhores ainda.

Precisamos admitir, olhando para nós mesmos, que Maria em relação a nós era mais estruturada e equilibrada, porque recebeu de Deus uma “porção” maior de Sua graça. Isso só fez com que ela assumisse com maior grandeza de coração o sonho e projeto de Deus pensado para cada um de nós. Ela foi mais serva, mais discípula, mais fiel e mais filha do que nós conseguimos ser. Por essa vertente, aceitamos melhor e com menas barreiras o dogma conferido a ela como sendo Imaculada. E por que não dar? Esse título não à torna menos humana, pelo contrário, torna-a antecipadamente aquilo que todos nós somos convidados a alcançar.

Para alguns, Maria como Imaculada pode ser ponto de partida, para outros, ponto de chegada. O importante é que de uma forma ou de outra, ela é modelo para todos aqueles que se abrem e acolhem o testemunho dessa mulher que na sua condição de criatura, mãe, serva e discípula deixou sua marca na história. Assim, ela perpassa todas as gerações que até hoje a proclamam como “bem-aventurada”!

9 comentários:

  1. Hei!!!!! achei o máximo, tá legal sim, clar
    o q vai dar muito certo!!!, e o q é melhor que iniciar flando de nossa Mãe, claro q sem esquecer também q ela foi Esposa perfeita e em todas estas coisas ela nunca gloriou-se em si mesma, mas naquele pelo qual ela mesma foi redimida e nós tb! Salve Maria, és bendita pois geraste em ti para nós a Salvação!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, que ótimo que você encontrou e criou mais um espaço para expandir sua própria forma de expressar-se!
    Que gostoso é surpeender-se ao ver que uma pessoa tão próxima pensa muitas coisas como eu, mas as expõe de modo completamente diferente, cheio de poesia e simplicidade ao mesmo tempo.
    Que Papai do Céu abençoe mais este teu dom e te faça "Levar Cristo ao coração do mundo e trazer o mundo ao coração de Cristo", como disse Pe. Dehon, também com a palavra escrita.
    Você vai longe, e de mãos dadas com Nossa Mãezinha Maria, que já te acompanha logo no início dessa nova caminhada!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal seu blog hein?! Só não gostei da sua lista de blogs.....rsrsr
    Ricardo, que Nossa Senhora das Graças, interceda por ti e pelas meninas do Belém!

    ResponderExcluir
  5. Ricardo! Quanto tempo que não o chamo assim, vejo que Deus te amadurece a cada dia, fico feliz por isso, Deus precisa de homens e mulheres que façam a diferença no mundo, e vejo que você esta fazendo tua parte, amém

    de seu amigo Richardson

    ResponderExcluir
  6. Ricardo querido...
    Estou muito orgulhosa de você, por acolher sua inspiração divina e formar um Blog...
    Parabéns!
    Siga em frente!
    Isso nos faz crescer... aguarde e verás seus frutos!
    Vamos te ajudar no que precisar!
    Penso que Jesus também fala conosco através da tecnologia. Então, vamos aproveitá-la para evangelizar e ensinar esse povo a amar!
    Tal como Zaqueu, oxalá eu fosse um! Merecedora de um olhar de Jesus... (eu ia enfartar de tanto chorar!)
    Se Jesus não se importou quem ele era, quem somos nós para criticá-lo? Jesus simplesmente ajudou Zaqueu a encontrar o verdadeiro caminho do amor.
    Aprendamos com essa lição!
    Precisamos iluminar o caminho de quem não consegue andar sozinho...
    Conte comigo, amigo!
    Beijão no coração!
    Rose

    "O que nos faz amigos é essa capacidade de sermos muitos, mesmo quando somos dois!"

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, ficou ótimo, estou muito feliz por você, abraço forte.
    Flávia Angélica

    ResponderExcluir
  9. Frater Ricardo o seu blog está 10, estou muito orgulhosa de vc, senti que vc foi iluminado pelo Espírito Santo para criar este blog, está lindíssimo. Parabéns e que Deus te abençoe, sempre!
    Maria Helena

    ResponderExcluir