quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fatos que mudam decisões!

Saudações!
Não encontrei uma maneira melhor de cumprimentar você leitor desse blog tão desatualizado. Na verdade tinha tomado a decisão de não escrever mais ao menos durante esse semestre.
Nenhum motivo específico, nada de estranho acontecendo. Só estou querendo cuidar mais de mim e de coisas que no momento são essenciais na minha vida. Um exemplo: minha profissão perpétua e diaconado que estão marcados para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2010. O fato é que se descuidamos priorizamos o que é secular e secularizamos o que é essencial.
Esses dias me senti tentado a escrever no blog. Uma amiga ficou muito doente. Os médicos chegaram a pensar que ela não resistiria. Eu sofri muito, mesmo a distância. Cheguei a brigar um pouquinho com Deus. Pedi para Ele não permitir que ela se fosse tão precocemente. Graças a Ele e aos médicos – é claro – ela está se recuperando. Não está mais entubada e nem no CTI. Continua em tratamento, porém, o pior já passou. Quis escrever para fazer uma homenagem a ela, mas fiquei firme no meu propósito e não escrevi. Ainda bem sempre dá tempo, por isso, acabei fazendo agora.
Mas, hoje, não deu. Padre Irineu, um padre velhinho aqui de casa, de 95 anos, que eu ajudei a cuidar durante alguns meses no ano passado, depois de tantos sofrimentos e intempéries com a saúde, literalmente dormiu para sempre. É emocionante ouvir os fratres que estavam com ele no hospital contarem como ele partiu:
“Tinha tomado banho pela manhã com mais dificuldade do que nos outros dias. Estava deitado, quietinho na cama. O frater Douglas perguntou se ele estava com fome. Ele disse que não. Perguntou se estava sentindo dores. Também respondeu negativamente. A enfermeira, experiente, disse aos fratres: Rezem um pouquinho com ele, ele vai descansar. Acharam que ele iria dormir, ou algo assim. Ele tranquilamente, rezando com os meninos, fechou os olhos e dormiu mesmo. Mas para não mais acordar aqui. Padre Irineu com certeza está gozando das alegrias eternas que todos nós desejamos alcançar um dia. Uma morte serena e tranqüila, digna de ser invejada... Não sei se é questão de merecimento, mas depois de tanto sofrimento, ter uma morte tranqüila e em paz como foi a dela, foi no mínimo um consolo.
Podem me achar piedoso demais, tenho certeza que não sou. Até queria ser mais um pouco, mas...
... Chamou-me a atenção o seguinte fato. Às vezes, quando eu chegava no quarto do PE. Irineu, ele logo falava: Você esta escutando os passarinhos cantarem lá fora? E realmente estavam. Eu, de vez em quando, ligava o meu celular num toque que tem um passarinho cantando. Com o celular no bolso, entrava no quarto dele. Ele achava que eram os tais passarinhos novamente cantando. Mas não eram, era somente o meu celular. Nunca fiz por mal, só fazia porque sabia que ele gostava e fazia bem para ele. Hoje quando o caixão entrou em nossa capela, uma andorinha entrou junto. Ficou um bom tempo revoando lá dentro e cantando. Eu logo pensei: “Que fidelidade”. Pe. Irineu foi sempre um religioso fiel. Seus amigos pássaros também foram. Marcaram presença nesse momento contrastante. De ida e de chegada. De adeus e de acolhida...
Vamos sentir saudades aqui em casa do senhor Pe. Irineu. Tenho certeza que está bem melhor do que estava por aqui. Agora o senhor não sente mais aquelas dores que tanto lhe incomodavam. Vai poder cantar mais serenamente: “Acordei de madrugada, fui varrer a Conceição. Encontrei Nossa Senhora, com seu raminho na mão”... Até!

5 comentários:

  1. OLÁ RICARDO.
    ESTAVA INDO DORMIR, ENTÃO RESOLVI DAR UMA OLHADINHA NO SEU BLOG. SABIA QUE IA ENCONTRAR ALGUMA COISA SOBRE O PE IRINEU. TE CONFESSO QUE ME FEZ BEM, PORQUE ASSIM, MESMO NA DISTANCIA, TIVE A OPORTUNIDADE DE TRAZER À MEMÓRIA UM POUCO DO MUITO QUE FOI O PE IRINEU... MUITO OBRIGADO. ALIAS, ACHO QUE ESTAS SÃO AS MELHORES PALAVRAS QUE POSSO DIZER NESTE MOMENTO: OBRIGADO PE IRIENEU PELO TESTEMUNHO E PELA PERSEVERANÇA. OBRIGADO DEUS POR DARNOS A OPORTUNIDADE DE AMA-LO UM POUCO MAIS POR CAUSA DO PE IRINEU. OBRIGADO RICARDO POR ME LEMBRAR O MUITO QUE FOI O PE IRINEU. UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Ricardo do Céu! Que dom que você tem!
    Mesmo demorando meeeeeeeeeeeeses pra escrever, cada vez q vc escreve, consegue despertar em quem lê uma enorme variedade de emoções e lembranças.
    Que bom que existem pessoas que conseguem extrair a beleza das coisas tristes e, melhor ainda, transmiti-las a outras pessoas e faze-las unirem-se e emocionarem-se com as coisas de Deus.
    Como disse o Pe. Bruno, só o que nos cabe é agradecer e parabeniza-lo por tudo isso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO RICARDO! Como é bom ler palavras tão sinceras e verdadeiras. Tenho agradecido a Deus a Grande Graça que recebi naquele dia 27 de agosto, pela manhã, e que suas palavras tão bem relataram. Temos mais um amigo no céu e tenho certeza que ele vai falar bem de nós por lá.

    ResponderExcluir
  4. Irineu, Homem da paz! Para sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo, paz!
    Obrigado pelas preciosas e profundas palavras de seu blog. Que Deus nos conceda um descanso como o do Pe. Irineu...

    ResponderExcluir